Veículos nacionais voltarão a ter desconto no IPI
Medida do governo valerá até 2016 e visa valorizar os nacionais frente aos importados
Fonte: Autoesporte
Governo Federal vai reduzir o IPI sobre os veículos produzidos no Brasil até meados de 2016
A Receita Federal informou nesta quarta-feira (3) que os veículos fabricados no Brasil terão desconto no IPI(Imposto sobre Produtos Industrializados) até o dia 31 de julho de 2016. A medida – publicada no Diário Oficial da União desta quarta – é parte do “Brasil Maior”, um plano de estímulo à competitividade anunciado na última terça-feira (2) pela presidente Dilma Rousseff. Contudo, até o momento nada foi definido.
Nem mesmo o percentual da redução no imposto foi informado. O governo vai anunciar o novo valor da alíquota por meio de decreto. E haverá regras para ter acesso ao benefício. Por enquanto, foi divulgado apenas que todos os tipos de veículos automotores nacionais (carros, caminhões, ônibus e até tratores) terão direito ao bônus. Mas serão observados os investimentos, a inovação tecnológica e a capacidade de produção.
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A idéia é que os modelos produzidos no Brasil tenham maior conteúdo, o que irá deixá-los com a relação custo/benefício mais atraente diante dos importados – em especial os modelos sul-coreanos e os chineses, quase todos vendidos em versões únicas e completíssimas. De quebra, o abatimento na tarifa também deve estimular a exportação, já que os preços vão baixar. O governo projeta que vai deixar de arrecadar R$ 24,5 bilhões com o bônus no imposto.
A redução no IPI foi um dos principais trunfos do governo para blindar o mercado brasileiro de veículos no estopim da crise econômica mundial, no fim de 2008. De tão eficiente, a redução da tarifa durou até 31 de março de 2010 e manteve a indústria automobilística nacional altamente aquecida, com vendas e produção recordes. A demanda interna foi tamanha que os importados também “entraram na festa”.
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Em junho passado, a Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores) enviou à Brasília um estudo que apontou que produzir veículos no Brasil custa até 60% mais que montar os mesmos carros na China, na Índia e no México – justo os três países que mais têm recebido investimentos da indústria automobilística mundial. Nesta quinta-feira (4), a entidade vai se pronunciar oficialmente sobre as medidas.
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